O que são dominantes secundários?

O que são dominantes secundários?
Você sabe o que são dominantes secundários? Qual a função deles na música?
Vamos responder essa e outras perguntas agora mesmo para que não haja mais nenhuma dúvida sobre esse assunto.
Um dos temas mais estudados aqui no Aprenda Piano está totalmente voltado as funções harmônicas de cada um dos acordes.
O conceito de dominante secundário também faz parte da harmonia funcional dos acordes e, vamos entender tudo de mais importante sobre isso agora!

EXPLICAÇÃO DO CONCEITO

Dominante secundário é todo acorde que exerce a função de dominante sobre outro acorde, o qual não possui o papel de tônica da música.

Somente com essa frase, você entendeu perfeitamente a definição? Acredito que não.
Em outras palavras, é como se fosse um treinador que exerce domínio sobre jogadores do banco de reserva, ou seja, aqueles jogadores (acordes) que não são os principais do time.
Os dominantes secundários possuem a mesma finalidade de um jogador reserva: substituir e ser utilizado quando necessário.
Uma outra definição para esse tipo de acorde seria dominante reserva ou dominante auxiliar.
Antes de entender um pouco mais a fundo sobre esse assunto, vamos dar uma passada por cima sobre o que é um acorde dominante ou nesse caso dominante principal.

ACORDE DOMINANTE

Para obter uma melhor explicação do tema, vamos pensar no acorde dominante aliado com graus musicais e utilizar o mesmo exemplo com jogadores em um time de futebol.
Os graus musicais em nosso exemplo são os números que estão nas camisas dos jogadores.
O acorde dominante é aquele que recebe a camisa de número 5, ou seja, é o quinto grau da nossa progressão de acordes.
Então pensando na escala de sol por exemplo ou nesse caso no campo harmônico de sol, o acorde dominante seria o ré, por ser o quinto grau de sol. Veja:

G – Am – Bm – C – D – Em – F#º – G

Caso você queira entender um pouco mais sobre o assunto, acesse: o que é dominante?

Agora que você sabe o que são acordes dominantes, vamos voltar para o nosso estudo sobre os dominantes reservas.

Nada melhor do que estudar através de exemplos e do seu uso de forma prática. Vamos nessa! 😉

EXEMPLIFICANDO: DOMINANTES SECUNDÁRIOS

Para que o exemplo seja simples e prático resolvemos adotar a tonalidade de dó maior como referência.
Na tonalidade de Dó maior, o acorde dominante pode ser tanto o acorde de G como G7.
No desenrolar da canção, apareceu o acorde de A ou A7, sendo ele então um dominante secundário.
Mas porque o acorde de A é considerado nesse caso um dominante secundário?
A resposta é muito simples:
Porque o acorde de A é um acorde dominante, porém da tonalidade de Ré maior, e não de Dó (tonalidade adotada).

SEGUNDO EXEMPLO

Com segundo exemplo podemos ter uma progressão de acordes, todos eles dominantes, exercendo papel de dominantes secundários.
Analise a sequência:

G – C – F – Bb – Eb

Todos os acordes do exemplo são dominantes (5º grau) do acorde que vem após ele.
O acorde de G é dominante de dó, C é dominante de fá e assim vai.
Esse também pode ser considerado um exemplo de dominante secundário, onde cada um desses acordes também recebe o nome de: dominante do dominante.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre os dominantes secundários, peço que por favor entre em contato com nosso suporte.
Nossa filosofia é não deixar nunca um aluno com dúvida.

FINALIZANDO

Ficamos muito felizes por você ter acompanhado esse artigo.
Temos muitos outros temas musicais, cada um explicado de forma específica e individual.
Se você desejar conhecer e estudar outros assuntos acesse nosso Dicionário Musical.
Bons estudos!
Dicionário Musical

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