Como equalizar as duas mãos no piano?


Fala tecladista! Tudo certo? Aqui é o Augusto Canarin, do Aprenda Piano, para mais um artigo.
Equalizar as duas mãos no piano é possível a qualquer pessoa e é isso que vamos ver hoje: como equalizar e a importância desse processo.
Para entendermos melhor, equalizar, de acordo com o dicionário significa: deixar uniforme, igual. Equalizar está ligado sempre a duas coisas; dois extremos.
Quando se trata de equalizar as mãos, seja pra tocar um instrumento, ou para praticar algum esporte, o desejo é de alcançar um resultado em que ambas as mãos tenham a mesma força e habilidade.
Por exemplo, no piano e teclado, na maioria das vezes a mão mais utilizada é a mão direita.
99,9% dos tecladistas iniciantes ou intermediários possuem a mão esquerda travada, só sabendo executar o básico (acordes, arpejos entre outros).
Já a mão direita é muito mais desenvolvida e ágil. Isso porque normalmente ela trabalha muito mais do que a esquerda.
Imagine então, se as suas duas mãos tivessem o poder incrível de terem a mesma velocidade e eficiência. A sua musicalidade ia subir de nível e você seria um músico ainda mais completo.
E como que se faz isso? Qual a fórmula mágica para isso acontecer?
Bom, primeiro você deve entender e deixar bem claro na sua cabeça que não existe uma fórmula incrível ou exercício mágico para isso.
O que existe é foco para alcançar esse objetivo e muito trabalho. Sim, se você realmente deseja equalizar as duas mãos no piano deve estar disposto a praticar muito.
Mas veja como fazer isso de forma bem prática e garantindo resultados mais rápidos:

Vamos equalizar as duas mãos no piano?

Partindo do início, se você está estudando apenas uma das mãos, deve parar de estudar dessa forma. Você não pode mais manter o mesmo estudo e imaginar que vai atingir um resultado diferente. Ou seja, se você está trabalhando muito mais a mão direita, naturalmente a mão esquerda vai tender a ficar mais “travada”.
Aí, não adianta reclamar…
Você, assim como a maioria dos tecladistas e pianistas, sem perceber, deposita toda sua energia e exercícios na sua mão direita. Isso é um ato involuntário.
Sem ao menos notar, está sempre tentando fazer a sua mão direita “voar” sobre as teclas enquanto a esquerda só “dorme”.
Isso acontece porque nós temos a tendência de praticar aquilo que já sabemos e que já temos facilidade. Assim, quase nunca desenvolvemos nossos pontos fracos. Temos uma dificuldade imensa de sair da zona de conforto.
Mas se está lendo esse artigo, sei que você deseja equalizar as duas mãos no piano. Para isso, você vai seguir alguns passos fundamentais na hora de estudar música. Veja:

  • Deposite muito mais da sua atenção nas suas deficiências (que, na maioria dos casos, estará na mão esquerda);
  • Pratique diariamente para adquirir esse hábito em sua rotina;
  • Ultrapasse o seu limite de estudos e supere suas expectativas. Trace metas altas e não descanse enquanto não alcança-las;
  • Pratique executando as duas mãos simultaneamente. E se desejar praticar apenas uma mão, dê preferência por trabalhar muito mais com a mão esquerda;

Um simples exercício como exemplo

Acompanhe abaixo um exercício básico de escala, que pode ser feito em todas as 12 tonalidades e que se praticado todos os dias trará um bom resultado.
Lembrando que existem vários exercícios para equalizar as mãos, mas não é meu desejo apresentá-los nesse artigo porque veremos isso mais a frente aqui no Aprenda Piano.
Mas vamos lá:

Escala de Lá maior (A)

  • Mão Esquerda

Dedos: 5 – 4 – 3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 1

  • Mão Direita

Dedos: 1 – 2 – 3 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5

Você vai praticar todas as escalas com as duas mãos ao mesmo tempo e aumentando gradativamente a velocidade quando se sentir confortável. Não esqueça de começar bem lentamente. Não se preocupe com a velocidade no início 😉
Você precisa entender a importância de ter as duas mãos equalizadas. Caso sinta que a mão esquerda está atrapalhando, você poderá tirar um tempo para praticar somente a mão esquerda. E se isso levar alguns dias ou semanas, não tem problema algum.
É importante alcançar a equalização das mãos, principalmente para que você dê o seu máximo nas suas execuções. Se você acha que já está tocando muito bem, imagine só quando as duas mãos estiverem “voando” sobre as teclas.
Vai ser incrível!

Para finalizar

Eu espero que você tenha gostado do tema de hoje. É um assunto importante para músicos em todos os níveis, pois todos temos uma dificuldade maior com a mão que utilizamos menos, como é o caso da esquerda.
No mais, eu só posso recomendar que você conheça o Piano Prime, um curso online que vai te ensinar várias técnicas interessantes para você embelezar suas execuções. As pessoas estão adorando as aulas, então vale a pena dar uma olhada.
Desejo bons estudos a você e que em breve suas duas mãos estejam 100% equalizadas 😉
Forte abraço,
Augusto Canarin

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo