Qual a diferença entre Mono e Estéreo?

Qual a diferença entre Mono e Estéreo?
Popularmente se ouve falar a respeitos de vários assuntos que envolvem a música, e um deles é sobre o áudio em mono e estéreo.
Na música, além da parte de instrumentos e estudos musicais, dependemos da parte mecânica e técnica da sonorização para uma boa reprodução de som.
As produções tanto em mono como em estéreo são formas de reprodução sonora, e você vai entender as diferenças entre elas agora!

Definição

Áudio em Mono:

Sistema de gravação e reprodução onde todo o som é transmitido por meio de um único canal.

Áudio em estéreo:

Em acústica, estereofonia ou simplesmente estéreo, consiste num sistema de reprodução do áudio que utiliza dois canais de som (direito e esquerdo) sincronizados no tempo.

Sistema Mono e Estéreo

Sistema Mono

Mono é a abreviatura ou sigla da palavra monofônico.
Esse sistema tem como reprodução de som, seja por meio de caixas, monitores e amplificadores, apenas um único sinal de áudio emitido.
Não importa a quantidade e a qualidade das caixas de som que você tenha em seu equipamento, pois em todas você ouvirá o mesmo som sendo reproduzido.
O melhor exemplo que você pode ter disso são as apresentações musicais ao vivo. Tais apresentações são realizadas na configuração mono, onde todas as caixas reproduzem o mesmo sinal de som.

Sistema Estéreo

No sistema Estéreo o áudio é dividido em dois canais!
Isso acontece devido a necessidade de um sistema que tenha duas caixas de som para reproduzir os canais com diferentes sinais de áudio.
Em uma apresentação por exemplo, você pode perceber essa divisão devido a localização sonora dos instrumentos.
Haverá uma intensidade do som conforme o posicionamento dos instrumentos e você conseguirá distinguir onde cada instrumento produzirá o seu som.
Alguns instrumentos podem ser divididos e colocados na parte direita e outros na parte esquerda.
O sistema em estéreo tenta proporcionar exatamente esta sensação de profundidade do som. Na mixagem das músicas, escolhe-se a opção em estéreo, justamente para que tenha esse efeito.
Este sistema se tornou muito conhecido depois da década de 60, e foi desenvolvido para reprodução de som dos discos de vinil.

Cabos: Mono e Estéreo

Exemplo com músicas

 The Mama’s And The Papa’s – California Dreaming (Mono)

The Beatles – We Can Work it Out (Estéreo)

Concluindo

Esses são conceitos básicos pertencentes a música que se você entender, facilitará muito sua vida na hora de tocar.
Caso você tenha interesse em estudar outro assuntos que envolvam a música, acesse nosso Grande Dicionário Musical Online.
Bons estudos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo