O que são Tons Vizinhos?

O que são Tons Vizinhos?
Fala tecladista! Você já ouviu falar ou leu alguma coisa sobre tons vizinhos? Sabe a importância deles na música?
Antes de começar a se aprofundar no assunto, pense em algo bem simples:
O que é um vizinho, falando em relação a sua casa?
A resposta é muito fácil: alguém que mora perto de você.
Os tons vizinhos estão basicamente na mesma linha de raciocínio.
Vamos entender melhor, agora!

DEFINIÇÃO: TONS VIZINHOS

Tons vizinhos são aqueles que possuem uma relação próxima entre si por possuirem muitas notas em comum.

Pensando em escalas por exemplo, esses tons são aqueles onde várias notas se repetem, por isso são chamados de vizinhos.

Essa relação que eles possuem em comum é uma ferramenta muito útil na hora de uma necessidade de modulação (mudança de tonalidade).
Existem três tipos de tons vizinhos, sendo classificados em:

  • Diretos
  • Indiretos
  • Próximos

Vamos falar de cada um deles, de forma bem específica. Acompanhe abaixo o estudo de forma individual!

3 FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO

Assim como temos diversos tipos de acordes (maiores, menores, sustenidos, alterados, etc), temos também ramificações dos tons vizinhos.
Essa divisão é feita através de características específicas que cada parte possui.
Conheça, cada uma delas, de forma bem detalhada e solucione de uma vez por todas as sua dúvidas.

#1 – DIRETOS

Tons vizinhos diretos são aqueles que possuem apenas uma ou nenhum nota fora da escala.

Analisando por meio dos graus musicais:

  • 4º e 5º grau (apenas uma nota fora da escala)
  • 6º grau (nenhuma nota fora da escala)

Quando esses grau são aplicados em alguma escala ou campo harmônico, representam bem essa característica.
Para que a explicação seja ainda mais fácil de entender, vamos utilizar na prática a tonalidade de Sol maior.
Temos respectivamente 4º,5º e 6º grau (acordes) de sol: Dó maior (C), Ré maior (D) e Mi menor (Em).
Veja abaixo as escalas dessas 3 tonalidades:

  • Escala de dó maior: dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó
  • Escala de ré maior: ré – mi – fá# – sol – lá – si – dó# – ré
  • Escala de mi menor: mi – fá# – sol – lá – si – dó – ré – mi

Agora vamos analisar passo a passo os processos!
As escalas de dó e ré (4º e 5º grau) possuem apenas uma nota fora da escala (fá e dó#) em relação a tonalidade principal (Sol).
Ja a escala de mi menor não possui nenhuma nota fora da escala, sendo ela então igual a escala de sol.
A esse tipo de escala chamamos de relativa menor.
Cada grau em específico possui uma função harmônica diferente. Por esse motivo os tons vizinhos diretos são classificados em:

  • Subdominante (4º grau)
  • Dominante (5º grau)
  • Relativo (6º grau)

#2 – INDIRETOS

São tons relativos dos vizinhos diretos, porém possuem apenas uma nota fora da escala.

Os tons vizinhos indiretos são conhecidos como relativos dos diretos e são identificados por serem: 2º e 3º grau do campo harmônico.
Você pode estar pensando: “Se eles possuem apenas uma nota fora da escala, porque não são diretos também?”
Esses dois graus são acordes menores e, se a modulação (mudança/alteração) vai de um acorde maior para um menor, não pode ser considerada direta.
Então, quando a modulação é feita para esses acordes menores, deve-se entender que ela está acontecendo de forma indireta, por isso do nome.
Ainda pensando na tonalidade de sol maior, temos que o 2º e 3º grau: Lá menor (Am) e Si menor (Bm).

  • Escala de lá menor: lá – si – dó – ré – mi – fá – sol – lá
  • Escala de si menor: si – dó# – ré – mi – fá# – sol – lá – si

#3 – PRÓXIMOS

Possuem a mesma tonalidade entre si por serem tons homônimos.

Tons vizinhos próximos podem ser considerados também tons homônimos.
Veja um exemplo com tons homônimos, na tonalidade de lá:

  • Escala de lá: lá – si – dó# – ré – mi – fá# – sol# – lá
  • Escala de lá menor: lá – si – dó – ré – mi – fá – sol – lá

O tom homônimo (Lá menor – Am) possui três notas fora da escala (dó – fá – sol) em relação a tonalidade principal.
Mesmo possuindo três notas diferentes da escala principal, a tônica das duas escalas é a mesma.
Por esse motivo elas mantém um grau de semelhança e de proximidade.
Então pode-se dizer que os tons homônimos, ou seja, aqueles que se diferenciam por causa da terça, são considerados tons vizinhos próximos.

TONS AFASTADOS

Os tons, quando não podem ser considerados vizinhos, são chamados de tons afastados.
Esses tons são chamados de afastados porque possuem duas ou mais notas fora da escala principal.
É importante que você entenda que qualquer escala muito diferentes da principal é considerada tom afastado.
Não precisa ir muito longe em seu raciocínio.

RESUMO ATRAVÉS DE UM MAPA

Caso você tenha ficado um pouco confuso com a quantidade de conteúdo explicado nesse artigo, resolvemos fazer um pequeno mapa para você utilizar como referência.
É um guia rápido pra você que deseja decorar de forma fácil tudo sobre tons vizinhos: Observe:
Mapa: Tons Vizinhos

CONCLUINDO

Ficamos muito felizes por você ter acompanhado este artigo e esperamos que tenha sido muito produtiva a sua leitura.
Se você desejar estudar outros assuntos que envolvam teoria musical, recomendo nosso Dicionário Musical.
Bons estudos!
Dicionário Musical

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo